quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Só de lembrar, me deu água na boca...

Se você mora em Ouro Fino ou nas redondezas, não deixe de ir ao Mercado Municipal e experimentar essa delícia chamada creminho, vendida por uma senhora que se identificou como da família dos Ribeiros.

Segundo meus parcos conhecimentos culinários, trata-se na verdade de pudinzinho. Qual a diferença? Bem, o creme é cozido e o pudim é assado, direto no forno ou em banho-Maria. Essa senhora, muito simpática, vende também pamonhas doces e salgadas. Eu só gosto das doces. Achava que pamonha salgada era invenção goiana. Na minha infãncia e adolescência nunca comi pamonha salgada em Ouro Fino. As de sal conheci aqui , onde podem ser achadas também recheadas de linguiça. Dessas recheadas eu gosto. As melhores que comi foram no mercado de Goiás Velho.

Quando cheguei ao mercado de Ouro Fino, em 23 de agosto último, vi essa única pamonha salgada. Mas minha saudade pedia aquelas bem doces da minha infância, bem macias, com queijo derretido dentro. Então ficou para outra vez. Outra "novidade" em Ouro Fino são os pães de queijo. Faz tempo que podem lá ser encontrados em padarias e lanchonetes. Mas no meus tempos de criança não eram feitos nem em casa. Pão de queijo eu conheci em Brasília, na casa de mineiros dessas cidades mais perto de Belo Horizonte, Bom despacho, Dores do Indáia.

Mas voltemos aos creminhos ou pudinzinhos, se você morar em Ouro Fino ou estiver lá de visita, aproveite para comprar uma bandeja inteira deles. Custam apenas cinquenta centavos cada e duram alguns dias, numa boa, na geladeira.

3 comentários:

  1. Os doces daquela doçaria da rua Constante Jardim, também, são uma delícia. Minha mãe adora o creminho e eu o rocambole e o meu filho, o doce de leite. Comprava cada um a R$ 1,00. Acho que ainda é este o preço. O doce de leite é tão grande que dá pra dividir em quatro e fazer a festa por um bom tempo.
    Também vim conhecer o pão de queijo como delícia mineira aqui em São Paulo. Acredito que seja originário das bandas de Belo Horizonte. A receita que tenho foi dada por uma mineira da região de Uberaba.

    ResponderExcluir
  2. Oi Inah que bom te ver por aqui também!!! Estou até hoje chorosa pelas fotos nossas perdidas!!!
    Beijos da Clara

    ResponderExcluir
  3. este creminho é tudo de bom...hum juntou agua em minha boca...

    ResponderExcluir