terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lembranças do Coronel Paiva

Vou fazer uma brincadeirinha aqui, já pedindo licença aos leitores. É que esta placa, em uma das paredes da Escola Estadual, antigo Grupo Escolar, faz a gente pensar que o Coronel Paiva foi o responsável pelo UAi do nosso Mineirês...
Bem aqui está o pátio da minha primeira escola. Na verdade, estudei alguns meses no Jardim de Infância que funcionva, se não me engano, no pátio da casa paroquial, ao lado da Igreja Matriz. (Tudo que eu escrevo aqui é de memória, não paro para comprovar o que eu digo. Se preciso for, me corrijo. Sem problemas.) Me lembro que no Jardim de Infãncia tinha um carrossel de lindos cavalinhos e que nele brincávamos no recreio.
Bem, acho que quando entrei no Coronel Paiva, primeiro semestre de 1957, o pátio não era cimentado. Também não havia a quadra de esportes coberta, mas umas árvores bastante frondosas.

Minha primeira professora foi Dona Lígia Margini, que ainda vive na cidade. Loura e muito jovem, então, para mim ela era a professora mais linda do mundo. Como eu já entrei no primeiro ano alfabetizada, Dona Lígia me pedia que ensinasse a pegarem no lápis e fazer cobrinhas muitos dos alunos ainda de mãozinhas duras.
Este telhado mais baixo que leva a quadra de esportes também não existia. E muito menos aquele prédio alto na paisagem. Meus pais que também estudaram no Coronel Paiva me contaram que, no tempo deles, meninos e meninas estudavam separados. Não se encontravam nem no recreio porque um muro alto dividia o pátio ao meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário