terça-feira, 29 de setembro de 2009

Azulejos e combogós...

Fachadas de azulejos são herança portuguesas...


Já os combogós, de inspiração mourisca, nasceram em Recife...

São feitos de concreto ou cerâmica e limita os ambientes sem impedir a entrada de ar. Foi inventado por três engenheiros-arquitetos brasileiros, na primeira metade do século, que o batizaram com a união de suas iniciais: Coimbra, Boeckmann e Gois.
Hoje, os elementos vazados são largamente utilizados nas construções e arquitetos se dedicam a conceber novos modelos, alguns bastante sofisticados e funcionais, inclusive evitando a entrada de chuvas no imóvel, sem prejudicar a ventilação.


A idéia dos combogós está associada à arquitetura mourisca, do norte da África, com suas esquadrias e paredes vazadas. Os combogós mais populares são confeccionados com cimento e areia, mas existem também peças em cerâmica e em porcelana, algumas desenhadas. É um elemento fundamental para a arquitetura nordestina. Quando o ar-condicionado não é uma imposição, o combogó é uma excelente alternativa, pois é um material de muita riqueza plástica e com a vantagem de ter baixo custo. O segredo de um bom combogó é o tipo de areia utilizada no preparo da massa.

Um comentário:

  1. Menina,
    você é inspirada! como aprendo por aqui!
    Obrigada pelas aulas de cultura.

    ResponderExcluir