sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A mãe de todas as casas...

Consegui chegar ao meu primeiro endereço neste mundo. Demorei, mas achei. A casa acima foi a primeira de Dário Favilla e Elza Pellicano, quando se casaram e se mudaram para Francisco Sá, bairro rural de Ouro Fino.

Meu pai veio ser gerente de uma grande fazenda de café, servida, inclusive pela estrada de ferro. Na pequena estação, apenas 15 quilômetros distante da principal de Ouro Fino, era embarcado o café direto pro Porto de Santos.

A casa ampla e aberta para a paisagem foi construída em 1913. Outros moraram ali antes de meus pais, que se casaram no Natal de 1948. Eu nasceria um ano e um mês depois, em janeiro de 1950, na casa de minha avó materna.

Mas logo mãe e bebê estariam de novo em Francisco Sá, de onde nos mudamos só quando minha irmã Vera tinha alguns meses. Ela nasceu em agosto de 51. Quando vera fez um ano já morávamos em Ouro Fino, na Wencesláu Brás, em frente à casa da Vó Ina.
A casa está bem cuidada por Rosa, o marido e a filha Juliana. Vivem ali faz vinte anos. Antes disso, foi moradia da família do marido de Rosa, tratorista da fazenda que ainda produz café e do bom.
Na "testa da casa", no círculo, está a data de construção: 1913. Abaixo as iniciais: JBS, as do proprietário José Benetito Serra.

O sino instalado na frente da casa era para avisar os trabalhadores a hora do almoço e de se encerrar o trabalho. Minha mãe me contava deste sino...
O alambrado de madeira, segundo Rosa, é original.


As janelas também.

Assim como o assoalho de tábuas irregulares, conservadas por cera e vermelhão.

http://twitter.com/clarafavilla

Um comentário:

  1. Este sino se não me engano, esta na varanda da sede Na fazenda Santa Isabel....

    ResponderExcluir