terça-feira, 29 de setembro de 2009

Julieta Burza, a devota de Nossa Senhora de Todos os Mantos...

Julieta Burza foi amiga de infância dos meus tios Ângelo e Nair. Minha mãe Elza, um pouco mais nova, não era da turma. Seria aniversário de minha mãe, no dia que eu e minha prima Glória Pellicano (24/09) visitamos Julieta, que nos recebeu com a esfuziante alegria de sempre.
Julieta falou de minha mãe, de meu pai e me recebeu com grande carinho. Perguntou do tio Ângelo que mora em Brasília e aprendeu o ofício de alfaite com seu pai. Disse que meu tio, quando jovem e mesmo mais velho, sempre passava na casa dela para um dedo de prosa e um cafezinho com sua mãe, Dona Luiza.

Antes de nós, Julieta, havia recebido para entrevista uma turma de estudantes de Congonhal. Estava feliz da vida. Havia rezado e cantado com eles. Julieta diz que é devota das Nossas Senhoras de Todos os Mantos. Ou seja, é devota de todas as Nossas Senhoras.

Mas de uma é particularmente chegada: Nossa Senhora de Lourdes. Esteve duas vezes na Itália e em uma delas, atendeu o pedido da mãe Luíza e, acompanhada de uma amiga freira, foi até Lourdes, na França, onde o milagre da aparição aconteceu. Conta que recolheu água da fonte milagrosa, tesouro que guarda até hoje, mesmo de tantas benzidas. É que, antes de acabar o conteúdo guardado em vidro, o conteúdo é renovado a partir da preciosa semente que trouxe de tão longe.
Gostei das fotos que tirei de Julieta. A qualidade não está boa porque a luz da tarde já ia embora quando chegamos. Mas tudo combina com ela, não é mesmo? O espelho antigo da parede...
a poltrona em estilo bem clássico.
Contei à Julieta que, quando pequenos, eu e meus primos, invadíamos o jardim da frente da casa, onde viveu com a família e vive até hoje. Éramos atraídos pela música que vinha do piano e dos peixinhos dourados e vermelhos que viviam num pequeno lago. Hoje, no lugar, há uma gruta com a imagem de Nosa Senhora de Lourdes.

http://twitter.com/clarafavilla

3 comentários:

  1. Salve este ser humano maravilhoso, que não precisa falar nada para cativar uma pessoa, minha professora, minha amiga, amiga de todos que a conhecem, é uma rosa que Deus colocou no mundo para que todos pudessem contemplar sua beleza espiritual, que saudades Dona Julieta, mulher íntegra, amável, exemplar e que Deus escolheu para dar o exemplo de como devemos ser como seres humanos. Salve Dona Julieta!!!!! Obrigado por tudo....

    ResponderExcluir
  2. Ela merece uma rua ou uma praça em Ouro Fino com seu nome. Vamos pedir à prefeitura uma homenagem justa e à altura dessa personalidade ourofinense. Ela foi madrinha de casamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e esteve na posse dele em Brasília. Para nós da cidade, uma professora carismática que vai deixar saudades. Quantos eventos (casamento, batizado, etc...) ela alegrou com as músicas do seu piano... No início do mês, ela ainda estava lúcida e conversamos bastante... Descanse em paz D. Julieta. Uma pessoa que marcou uma época com seu sorriso, sua música, sua fé em Deus e N. Sra. de Lourdes...

    ResponderExcluir
  3. QUE PENA! HOJE OURO FINO E OS OUROFINENSES ESTÃO MAIS TRISTES ,COM A PERDA DA NOSSA QUERIDA JULIETA BURZA ! SAUDADES ETERNAS !

    ResponderExcluir