sábado, 3 de outubro de 2009

Meu primeiro livrinho de histórias


Ganhei de uma tia querida, a tia Gracy. Eu tinha sete anos, adorava ler e ficava assaltando a estante de meus primos mais velhos, filhos dela, o Ronaldo e o Flávio. Estávamos de mudança, noutro dia para Arapongas, Paraná. Depois de nos deixar por uns tempos na casa da minha avó, meu pai conseguiu arrumar a vida bem longe de Ouro Fino, Minas, e veio buscar a família. Já não éramos apenas pai, mãe e duas filhas. Um terceiro bebê havia nascido enquanto ele estava longe, um menino.

Estávamos empolgados! Fariámos uma viagem de ôníbus até São Paulo, onde pela primeira vez eu dormiria em hotel e, logo pela manhã, pegaríamos um trem para Arapongas, passando por Ourinhos e Londrina. Tia Gracy , professora de profissão, me trouxe de presente este livrinho da Edições Melhoramentos, que me acompanha por todos estes anos e tem lugar de destaque na minha estante.

A autora é Nina Salvi, as ilustrações são de Oswaldo Storni. O livro tem mais duas histórias: O Menino Jesus e a Borboleta e o Menino Jesus e o Macaquinho.A menina ceguinha se chama Sarita e vive com a avó velhinha e pobre, na aldeia de Sicar, na Palestina. A história se passa quando Jesus tinha 12 anos. Depois eu falo sobre as outras histórias. Tenho um grande amor por este meu livrinho.

Sarita passava os dias perto do Poço de Jacó, construído muitos anos antes do nascimento de Jesus, para que os viajantes que por ali passassem encontrassem água limpa e fresca. A menina todos os dias era trazida pela avó até o poço e passava horas inteiras cantando e ouvindo o canto dos pássaros, à espera de algum viajante, que lhe desse uma moeda. Era cega de nascença. Seus olhos nunca viram a luz do dia. Entretanto, não se sentia infeliz. Uma velha cigana lhe dissera, um dia, que ela haveria de ver o céu, as estrelas, as flores e os pássaros. E ela acreditava piamente naquela profecia.

Pois bem, como Sarita era criança e vivia na Palestina, no tempo de Jesus, dá para imaginar o final da história, não é? O que é engraçado neste livrinho é que a ilustração da capa não corresponde à história principal que lhe dá o nome. A ilustração refere-se a segunda história, a do Menino Jesus e a Borboleta. Mas dessa, só conto o milagre em outro post. Aguardem!

Foto do livro: Thiago Spessato Pimenta (de celular)

Texto publicado originalmente em 24 de maio de 2008
em: http://clarafavilla.blogspot.com

Estou também aqui: http://twitter.com/clarafavilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário