terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mercado Municipal de Ouro Fino

Ir ao mercado, ao sábados bem de manhã, continua sendo um grande programa que atrai tanto pessoas da cidade, dos municípios vizinhos e turistas.
Cada vez mais paulistas procuram propriedades nas redondezas para se estabelecerem nas férias e fim de semana.
Então, um local para se vender também a produção local é incentivado bastante por consumidores de maior renda à procura de produtos diferenciados. Na foto acima, broa assada em folha de bananeira.
Consumir o que é produzido localmente é chique. O consumidor está atento para alimentos orgânicos, obtidos e transportados de forma sustentável.
Tudo conspira, assim, a favor, das chácaras, sítios e fazendas que mantiveram, por exemplo, o antigo moinho de fubá de seus bisavós. Sabe, aqueles, onde grãos são colocados lentamente sob duas pedras redondas movidas por uma roda d'água. Faz alguns anos, vi um desses em funcionamento lá pelos lados de Diamantina e o fubá sai finíssimo e com uma aroma todo especial.
No mercado de Ouro Fino é possível comprar desse fubá feito artesanalmente com milho produzido no próprio sítio. Assim como farinha de milho, aquela com grandes e sequinhos bijus.
Rapaduras e queijos frescos.
Vários tipos de cachaças e verduras e legumes.
Na foto acima, quirelinha. Milho quebrado em pedacinhos bem miúdos,sem ser moído. É uado para fazer uma espécie de sopa que serve de acompanhamento para costelinha de porco assada ou frita.
Farinha de mandioca torradinha.
Pode se comprar pamonhas daquelas bem fininhas, cremosas e queijo derretido dentro. Feijão novinho. Pimentas de todas as cores. Doces caseiros. Vale a pena frequentá-lo.

Estou também aqui: http://twitter.com/clarafavilla

Um comentário: