terça-feira, 3 de novembro de 2009

Poder aquisitivo maior muda a cara do varejo das cidades do interior...

Olha só! Aqui neste supermercado da Rua Guarda-Mor Lustosa, a que passa em frente à antiga estação ferroviária, encontra-se de tudo em termos de produtos e marcas. E este supermercado não é o maior da cidade. Tem lá em cima do morro, de frente para a estrada que liga Ouro Fino a Belo Horizonte e São Paulo, o Shimoda que pertence à rede Unisul, presente em várias cidades paulistas e mineiras.
As fotos ficaram péssimas, mas resolvi postá-las mesmo assim, em tamanho pequeno.
Pensar que nos meus tempos de criança o que existia eram aquelas pequenos armazéns de Secos&Molhados que vendiam basicamente o mais indispensável "no picado". Feijão era a litro, não a quilo. Para comprar óleo comestível levávamos a própria vasilha. Azeitonas ficavam boiando em tinas imensas de água salgada.

Aí, na década de 70 começaram a aparecer os ainda tímidos Pegue e Pague que ensinaram os consumidores a se servirem diretamente das prateleiras que ainda não chamávamos de gôndolas. Todo mundo estranhou não ser servido por vendedores, muitas vezes donos do próprio comércio, que reservavam sempre um dedo de prosa para cada freguês. O comércio self service também iniciou o processo de aposentadoria das velhas cadernetas de compras no fiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário