quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Meu coração de criança mora aqui...

Este é o antigo endereço dos meus meu avós paternos Dante e Maria Amélia Favilla,em Ouro Fino, sul de Minas Gerais.
A casa na verdade dividia-se em duas, com entradas independentes. Pela da esquina, entrava-se na sala de visitas, onde meu avô pacientemente alisava palhas de milho até ficarem transparentes. Cortava-as no tamanho exato para os cigarros de fumo de rolo picado.

Os cigarros eram agrupados em pacotes pequenos,médios e grandes, ao gosto dos fregueses. Ou, mais apropriadamente, ao que tamanho do bolso deles. Naqueles tempos, os mais velhos não fuavam, pitavam. E, cafezinho bem curtinho,tragado antes da rimeira baforada, era chamado boca de pito.
Sentado à mesa da sala de visita, meu avô tinha completa tenência do que se passava numa das mais movimentadas ruas da cidade fora do centro, a do Fórum e da Prefeitura.
Os ladrilhos hidráulicos da cozinha da minha avó, onde ela pasava a maior parte do tempo fazendo quitandas para as merendas da família e também para vender.
Essa parreira sempre viveu aqui. Já mais parece um bonzai. Da figueira devem só restar as raízes...
Um dos bisnetos dos meus avós continua morando na casa e a tornou mais linda ainda...
Este conjunto de ânfora e bacia vivia no largo corredor que ia da sala de vistas para a cozinha. Antes da água ser trazida pra dentro de casa, por encanamentos, eram usadas para se lavar mãos e rosto antes de se chegar á mesa de refeições. No meu tempo de criança já era apenas objeto de decoração.
Esta já é a sala de visita da segunda casa, derivada da casa maior dos meus avós. Nesta parte sempre morou algum dos filhos casados. Até meu pai e minha mãe moraram aqui um tempo, quando eu e minha irmã Vera éramos bem pequenas.
As janelas internas dessa parte da casa foram substituídas. Continua sendo sempre uma delícia ficar por aqui...
O terraço, onde brincávamos, logo depois da segunda entrada da casa.
Do terraço avista-se a linda e imponente Igreja Matriz da cidade...
Detalhes bem italianos, guarnecem o portão da segunda entrada.
Adeus, vou abrir esta porta mais uma vez... mas meu coração de criança continuará por aqui.

http://twitter.com/clarafavilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário